Clube do Livro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Alguém sabe do livro 10 aulas de sedução?
Sociedade do Consumo EmptySeg Fev 25, 2019 4:58 pm por joyfelixx

» Quem leu A Cabana de William P. Young??
Sociedade do Consumo EmptyDom Abr 26, 2015 1:01 pm por Everton Marques Ribas

» Dicas de Leitura para mim
Sociedade do Consumo EmptyQui Nov 06, 2014 3:53 pm por amelieS

» Erica Cardoso
Sociedade do Consumo EmptyQui Jul 31, 2014 9:44 pm por Erica Cardoso

» MEU LIVRO DE AEROMODELISMO
Sociedade do Consumo EmptySeg Jul 21, 2014 8:56 pm por yoda

» [AD]Ma3x MU Online Season 7,Experience 10&15x NO RESET!
Sociedade do Consumo EmptyDom maio 18, 2014 4:32 pm por jacklin

» AMIGOS TOTALMENTE DIFERENTES (blog)
Sociedade do Consumo EmptySáb Fev 15, 2014 10:11 pm por jorge2009sts

» BENÇÃO OU MALDIÇÃO: FESTA DE DEBUTANTE (cap. final)
Sociedade do Consumo EmptySex Fev 07, 2014 11:18 pm por jorge2009sts

» BENÇÃO OU MALDIÇÃO: FESTA DE DEBUTANTE (cap. 5)
Sociedade do Consumo EmptySex Fev 07, 2014 10:31 pm por jorge2009sts

» BENÇÃO OU MALDIÇÃO: FESTA DE DEBUTANTE (cap. 4)
Sociedade do Consumo EmptySex Fev 07, 2014 10:30 pm por jorge2009sts

Quem está conectado?
31 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 31 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 117 em Qua Jun 23, 2010 11:45 pm
Votação

O que mais te atrai no clube do livro?

Sociedade do Consumo Vote_lcap44%Sociedade do Consumo Vote_rcap 44% [ 128 ]
Sociedade do Consumo Vote_lcap31%Sociedade do Consumo Vote_rcap 31% [ 89 ]
Sociedade do Consumo Vote_lcap11%Sociedade do Consumo Vote_rcap 11% [ 31 ]
Sociedade do Consumo Vote_lcap4%Sociedade do Consumo Vote_rcap 4% [ 13 ]
Sociedade do Consumo Vote_lcap10%Sociedade do Consumo Vote_rcap 10% [ 28 ]

Total de votos : 289


Sociedade do Consumo

3 participantes

Ir para baixo

Sociedade do Consumo Empty Sociedade do Consumo

Mensagem por Rafael de Almeida Silva Qui Dez 29, 2011 12:48 pm

Cada vez mais as pessoas desejam coisas diferentes, faz parte do ser humano querer sempre algo que não se tem, ou nunca experimentou na vida. Alguns pensam assim, eu prefiro pensar que nossa cultura nos tornou assim.

Não quero dar uma de monge tibetano, mas eu acho meio esquizofrênico certas taras que as pessoas tem em relação ao consumo. Pra mim o bem estar propiciado pelo consumo é proporcional à utilidade do mesmo, ou seja, consumo aquilo que tem alguma utilidade, e não aquilo que só serve para ostentar.

Muita gente trata com naturalidade certos tipos de aquisições que pra mim é puro luxo, tipo um sujeito que compra um carro (Sedan) de motor 2.2, pra que porra ele quer essa potência? Pra fazer pega nas rodovias? Pra mostrar para a sociedade: “Meu carro é foda e eu tenho grana pra abastecer ele!” Quem souber de outra serventia me diga por favor. Tem gente solteiro também comprando carros imensos, ou casas imensas, pra que uma pessoa que mora só quer uma casa com 3 banheiros? Que tara doida é essa?

Tem aquelas pessoas que gostam de consumir produtos de grife também, ele paga 50% do valor no produto e 50% na marca, para mostrar ao mundo “Eu consumo a marca X, vejam como eu tenho grana pessoal!” Querem fazer uma experiência? Coloca um produto de grife na prateleira e diz para o cliente: “Nós damos 10% de desconto se apagarmos a marca do produto e colocarmos uma etiqueta de uma marca ruim!” Ninguém compra! Qual a designação para uma pessoa que paga R$ 500,00 para escreverem um nome em uma roupa? Quem é o louco aqui? “Ah, mas roupa de grife tem qualidade!” Claro que tem, é obrigação ter, mas em 90% dos casos o preço não é justificado pela qualidade.

Nessa questão o sexo feminino precisa ser ressaltado, as mulheres adoram consumir coisas sem necessidade. Mulher comprando é como usuário de drogas, sempre tem uma desculpa, mas a gente sabe que é vício. “Comprei esse cachecol porque nunca se sabe né, vai que a temperatura cai aqui em Salvador!”

Jogadores de futebol que ganham 300 mil por mês, se ficam um mês sem receber entram no desespero, por quê? Porque arranjam um jeito de comprometer uma renda desse porte. Essa é nossa sociedade fútil, pessoas querem algo para mostrar às outras, e não porque é necessário ou útil ter. Se fomos encarar a realidade, veremos que uma família pequena, que possui uma renda de 6 mil por mês, pode viver folgada e bem, ter uma boa casa, um bom carro, plano de saúde, educação particular e viajar todas as férias, qualquer desejo acima disso é sintoma da esquizofrenia da cultura capitalista do consumo.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais, você pode salvar uma alma perdida que está prestes a dar R$ 300,00 em uma calça jeans, irmão.

Extraído de: http://phoris.blogspot.com/

Rafael de Almeida Silva
Novato
Novato

Câncer Búfalo
Número de Mensagens : 27
Idade : 38
Q.I. : 80
Reputação : 8
Data de inscrição : 25/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedade do Consumo Empty Re: Sociedade do Consumo

Mensagem por Adauto Qui Dez 29, 2011 2:30 pm

Cara, tem gosto para tudo. Você não pode definir o que a pessoa alheia pensa (embora você tenha apenas emulado seus pensamentos nas frases). A nossa sociedade é assim, a natureza humana é assim ,é por isso que nossa tecnologia avança ainda mais. Outro fator é a curiosidade humana que é muito elevada. Já fomos ao espaço e queremos descobrir ainda mais. Existem pessoas que adoram estar na moda e outras que nem se preocupam com isso. Ainda vi esses tempos na televisão um multimilionário que possui apenas uma casa simples e um carro como outro qualquer. Consumismo é interesse, é opinião. Se uma pessoa se sente bem com isso, deixe-a ser feliz então. Wink
Adauto
Adauto
Senior
Senior

Libra Rato
Número de Mensagens : 83
Idade : 27
Localização : Monte Azul - MG
Q.I. : 176
Reputação : 81
Data de inscrição : 07/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedade do Consumo Empty Re: Sociedade do Consumo

Mensagem por Rafael de Almeida Silva Qui Dez 29, 2011 2:52 pm

"a natureza humana é assim"? Não, não é, isso é cultural, é a cultura capitalista do "ter para ser". Para constatar isso basta observar a sociedade indígena, eles ñ tem esse tipo de valor.

Vc fala como se isso fosse algo inofensivo, já parou pra pensar nos danos ambientais provocados por esse hábito do consumo? Pessoas usam carros que "bebem" combustível somente com intuito de mostrar que tem grana, isso pra mim é muita futilidade. Áreas florestais são desmatadas constantemente para pessoas sem noção construírem suas casas imensas, recentemente foi aprovado o desmatamento de mais uma área de mata atlântica de Salvador, e para que? Para construir um condomínio de luxo. Outra coisa q vc não deve saber é q se todos os países do mundo tivessem o mesmo padrão de consumo dos EUA, seriam necessários 3 planetas Terra para comportar a quantidade de lixo.

Outra coisa, o avanço tecnológico não tem nada a ver com o q o texto diz, o texto fala mal do consumo desnecessário, e não do consumo em si. Me desculpe mas você está falando bobagem.

Rafael de Almeida Silva
Novato
Novato

Câncer Búfalo
Número de Mensagens : 27
Idade : 38
Q.I. : 80
Reputação : 8
Data de inscrição : 25/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedade do Consumo Empty Re: Sociedade do Consumo

Mensagem por Bogoton Qui Dez 29, 2011 3:20 pm

Uau!!!!
Finalmente um embate (ainda que educado) neste lugar por demais pacífico.
Não se segura Rafa!
Vai lá Dautão!
Bogoton
Bogoton
Amador
Amador

Leão Gato
Número de Mensagens : 129
Idade : 60
Q.I. : 198
Reputação : 54
Data de inscrição : 24/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedade do Consumo Empty Re: Sociedade do Consumo

Mensagem por Adauto Sex Dez 30, 2011 7:13 am

Pode ser cultural, mas eu ainda acho que isso faz parte da natureza humana. Quando você sonha em comprar uma TV por exemplo, você fará de tudo para comprá-la. Após efetuar a compra, você nem liga mais pra ela, pois já possui, e vai em busca de alguma outra coisa. E isso move a sociedade, faz a economia circular, enfim.

Apesar de a sociedade indígena sempre manter o mesmo valor, eles raramente evoluem, e acabam vivendo sempre na "idade da pedra" (#sem ofensas). Todavia, eles são felizes vivendo à base de sua própria cultura, não precisam de mais nada, isso é bom pra eles. Agora, coloque alguém de nossa cultura com uma opinião similar à minha. Verá que essa pessoa não irá se adaptar à cultura indígena. À respeito da participação humana no aquecimento global, sugiro que leia esta reportagem do Tecmundo. Já o avanço tecnológico, citado por mim, trata-se de um exemplo. A tecnologia evolui a genética, permitindo criar o DNA Sintético. Aplicando o DNA sintético em bacterias comedoras de CO2, elas poderão acabar com o aquecimento global, mas tais pesquisas só são possíveis porque há investimento nelas. Sua opinião não está errada, mas também não 100% certa, já que nem todos que compram um carro de luxo compram porque ele é caro, afinal de contas, carros de luxo são mais seguros (a tal "segurança 5 estrelas").

Pense nisso. Wink
Adauto
Adauto
Senior
Senior

Libra Rato
Número de Mensagens : 83
Idade : 27
Localização : Monte Azul - MG
Q.I. : 176
Reputação : 81
Data de inscrição : 07/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedade do Consumo Empty Re: Sociedade do Consumo

Mensagem por Rafael de Almeida Silva Sex Dez 30, 2011 2:43 pm

"Pode ser cultural, mas eu ainda acho que isso faz parte da natureza humana"

Eu pensei em parar de ler aqui, mas continuei .. rsrs. Cara, ou é cultura ou é da natureza humana, ñ pode ser as 2 coisas ao mesmo tempo. Você pode até dizer que o ego e o desejo de se sobrepor ou se destacar dos outros é da natureza humana, mas não pode dizer q o consumismo faz parte dessa natureza, visto q existem culturas q ñ tem esses valores.

A matéria que vc mandou fala somente de aquecimento global, degradação ambiental ñ se resume a isso. Ou vc acha q os danos provocados pelos desmatamentos são irrelevantes?

Outra coisa, no texto nem cito questões ambientais, na verdade falo mal dessa cultura do consumo, q pra mim é algo fútil. Recentemente um amigo meu conseguiu um emprego rasoável, ganhando cerca de 5 mil por mês, uma das primeiras coisas q ele fez foi comprar um terno de mais de mil reais, de uma grife famosa. Esse tipode coisa não entendo, não entra em minha cabeça.

Não entendo uma pessoa que ganha por exemplo 15 mil por mês, arranjar um segundo emprego pra aumentar a renda e poder consumir mais, tive professores assim. É a esquizofrenia em busca de mais dinheiro cada vez mais, em detrimento da saúde e da tranquilidade. Tem uma mensagem de Dalai Lama que acho pertinente para o que quero dizer.

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido"

Disse tudo?

Rafael de Almeida Silva
Novato
Novato

Câncer Búfalo
Número de Mensagens : 27
Idade : 38
Q.I. : 80
Reputação : 8
Data de inscrição : 25/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedade do Consumo Empty Re: Sociedade do Consumo

Mensagem por Adauto Sáb Dez 31, 2011 8:29 am

Sim, disse praticamente tudo. À respeito do seu questionamento no início, se quiser finalizar a discussão, não há problema, basta dizer. No entanto, eu não disse que são as duas coisas, mas a junção das duas. Durante toda história da humanidade, o ser humano foi sempre em busca de mais territórios (é, eu sei que seu post nada fala sobre a história, mas é uma comparação), e essa é a natureza do mais e mais, isso sempre fez parte da natureza humana.

Realmente, você não cita questões ambientais, mas citou ela na primeira resposta ao meu debate. Agora, a parte contra o consumismo é uma opinião única sua, você não a entende, e nem tem a obrigação de entender, mas também não poderá ditar o que cada pessoa deve fazer, ou se deve ou não consumir. Não está errado você questionar, criticar, está errado você ditar.

Pense nisso Wink
Adauto
Adauto
Senior
Senior

Libra Rato
Número de Mensagens : 83
Idade : 27
Localização : Monte Azul - MG
Q.I. : 176
Reputação : 81
Data de inscrição : 07/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedade do Consumo Empty Re: Sociedade do Consumo

Mensagem por Rafael de Almeida Silva Sáb Dez 31, 2011 9:15 am

Ditar? Quem está ditando aqui? Estou dando uma opinião. Eu acho fútil certos tipos de consumo, e falo isso no texto, mas ñ disse q deveria criar uma lei proibindo isso ou aquilo. De q cartola vc tirou esse coelho meu amigo? Td q eu escrevi é só um pensamento, vc deixa eu pensar? rsrs ... é cada uma viu.

Acho q esse debate já deu o q tinha q dar. Só voltarei a responder se outros questionamentos forem feitos.

Rafael de Almeida Silva
Novato
Novato

Câncer Búfalo
Número de Mensagens : 27
Idade : 38
Q.I. : 80
Reputação : 8
Data de inscrição : 25/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedade do Consumo Empty Re: Sociedade do Consumo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos