Procurar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 15 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 15 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 304 em Sex Nov 22, 2024 8:20 pm
Voce gosta de livros clássicos?
+9
Marceltcm
MiraCouto
Erica.-.
Nikari
Edson Gomes
Raquel Sacramento
hmf
Condor(a)
chinelo
13 participantes
Página 1 de 1
Voce gosta de livros clássicos?
Estou nesse momento lendo a divina comédia e queria saber se alguem daqui tambem curte esse tipo de livro. e o nome de alguns que voces já leram e recomendam.. por exemplo crime e castigo tambem é ótimo
chinelo- Iniciante
-
Número de Mensagens : 4
Q.I. : 6
Reputação : 0
Re: Voce gosta de livros clássicos?
Eu sou bem eclética, leio quase todos os tipos, porque acredito que em cada tipo de leitura, nós amadurecemos num assunto da vida
Condor(a)- Iniciante
-
Número de Mensagens : 15
Q.I. : 35
Reputação : 3
gosto de gibis velhos,mas adorei os tres mosqueteiros e robin hood(tenho os dois )
hmf- Junior
-
Número de Mensagens : 54
Q.I. : 75
Reputação : 5
Também sou apaixonada por "Crime e castigo", e por outros títulos do autor, tais como, "Memórias do subsolo".
Outras sugestões de literatura clássica, são : Jane Austen, com "Orgulho e preconceito" e "Razão e sensibilidade" e também os contos de Tchekov, outro importante autor russo.
Outras sugestões de literatura clássica, são : Jane Austen, com "Orgulho e preconceito" e "Razão e sensibilidade" e também os contos de Tchekov, outro importante autor russo.
Raquel Sacramento- Senior
-
Número de Mensagens : 83
Q.I. : 111
Reputação : 24
Sou um pouco machadiano, pois já li: A Mão e a Luva; memórias Póstumas de Brás Cubas; Memorial de Aires; Esaú e Jacó e Dom Casmurro. Dos internacionais eu li A Volta ao Mundo em 80 dias de Julio Verne.
Tendo um bom enredo, sendo ele clássico ou moderno eu aprecio.
Tendo um bom enredo, sendo ele clássico ou moderno eu aprecio.
Gosto, e já li vários. Mas acho que a dificuldade maior é a linguagem arcaica que não pode se perder totalmente na tradução, como é o caso de "A Divina Comédia". É a mesma coisa que ler Shakespeare sem ser adaptação para alunos, ler "A farsa de Inês Pereira", "Auto da Barca do Inferno", e por aí vai.
Peças e enredos arcaicos são mais complicados mesmo. Vá devagar que dá certo. ^^
Quanto aos clássicos em geral, recomendaria "Os sofrimentos do jovem Werther", se você for muito romântico, "Drácula", qualquer um do Eça de Queirós, Machado de Assis e Jane Austen, como citaram já. Mas para acrescentar, da Jane recomendaria também "Persuasão".
Para torturas psicológicas, dramas e afins, leia "O Morro dos Ventos Uivantes" (não gosto desse livro porque ele deixa qualquer um se achando uma porcaria de pessoa, mas dizer que é ruim seria leviandade), "Os Miseráveis" e "O nome da rosa".
Peças e enredos arcaicos são mais complicados mesmo. Vá devagar que dá certo. ^^
Quanto aos clássicos em geral, recomendaria "Os sofrimentos do jovem Werther", se você for muito romântico, "Drácula", qualquer um do Eça de Queirós, Machado de Assis e Jane Austen, como citaram já. Mas para acrescentar, da Jane recomendaria também "Persuasão".
Para torturas psicológicas, dramas e afins, leia "O Morro dos Ventos Uivantes" (não gosto desse livro porque ele deixa qualquer um se achando uma porcaria de pessoa, mas dizer que é ruim seria leviandade), "Os Miseráveis" e "O nome da rosa".
Nikari- Iniciante
-
Número de Mensagens : 18
Q.I. : 21
Reputação : 2
Também amo "Os sofrimentos do jovem Werther", "O nome da Rosa" e os "Miseráveis"... E concordo com sua opinião em relação a "O morro dos ventos uivantes", mas gosto do fato de o livro nos fazer sentir pessoas ruins, acho que só pode haver mudança uma vez que reconheçemos nossa fraqueza...
Quero acrescentar também, "Madame Bovary", uma classico francês que li recentemente e amei !!
Quero acrescentar também, "Madame Bovary", uma classico francês que li recentemente e amei !!
Raquel Sacramento- Senior
-
Número de Mensagens : 83
Q.I. : 111
Reputação : 24
Leio todo tipo de livros, não importa se é clássico, romântico, infantil
Mas minha preferência não é pra os clássicos não
Mas minha preferência não é pra os clássicos não
Erica.-.- Senior
-
Número de Mensagens : 96
Q.I. : 132
Reputação : 23
Sou bem eclética, gosto de tudo um pouco..
Entre meus preferidos estão Dom Casmurro, Dom Quixote, O Morro dos Ventos Uivantes, Orgulho e Preconceito e outros que não me recordo agora..
Bj
Entre meus preferidos estão Dom Casmurro, Dom Quixote, O Morro dos Ventos Uivantes, Orgulho e Preconceito e outros que não me recordo agora..
Bj
MiraCouto- Moderador do Clube
-
Número de Mensagens : 231
Q.I. : 328
Reputação : 50
Li recentemente "As mil e uma noites". Acho que é essencial ler os livros que são considerados clássicos. Afinal eles são clássicos por que são bons, ou a maioria é pelo menos.
Não diferencio clássicos e não clássicos. Alguns livros foram escritos há muito tempo, outros são recentes. Alguns adquiriram respeito, outros são obscuros e outros são esnobados pelo ranço intelectual. E qualquer um deles pode ser bom ou ruim. Basicamente eu escolho pelo autor, se eu já conhecer e gostar do trabalho dele, ou pela sinopse.
Além de alguns que já citaram aqui (os livros de Machado de Assis, Jane Austen, Dostoievski), eu adorei muuito "Suave é a noite" de Fitzgerald. Achei fascinante. No início parecia bobinho, mas me surpreendeu muito depois!
Gosto de José de Alencar também!
Gosto de José de Alencar também!
ma_rhcp- Iniciante
-
Número de Mensagens : 2
Q.I. : 2
Epa, clássicos para mim são todos que remontam ao período clássico... Platão, Aristóteles, Homero, Hesíodo, Virgílio, Sófocles...
Gosto de alguns deles, mas prefiro os modernos e contemporâneos.
Gosto de alguns deles, mas prefiro os modernos e contemporâneos.
Special K- Iniciante
-
Número de Mensagens : 7
Q.I. : 7
Sofrimentos do Jovem Werther (Goethe)- DIVINO.
O vermelho e o negro (Stendhal) - Maravilhoso.
A Metamorfose (Kafka)- Esplêndido.
O Jogador (Dostoievski) - Perfeito.
O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde) - Belo.
Hamlet (Shakespeare) - Lindo.
E há tantas obras clássicas que fica difícil eleger. Mas sem dúvida, acredito que os livros que marcaram a literatura ocidental sempre são bem-vindos e dignos de não apenas uma leitura, mas de várias, pois cada vez que o lemos, percebemos algo novo. Afinal, o processo de leitura está associado com o momento que estamos vivenciando enquanto temos o livro em mãos. =)
O vermelho e o negro (Stendhal) - Maravilhoso.
A Metamorfose (Kafka)- Esplêndido.
O Jogador (Dostoievski) - Perfeito.
O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde) - Belo.
Hamlet (Shakespeare) - Lindo.
E há tantas obras clássicas que fica difícil eleger. Mas sem dúvida, acredito que os livros que marcaram a literatura ocidental sempre são bem-vindos e dignos de não apenas uma leitura, mas de várias, pois cada vez que o lemos, percebemos algo novo. Afinal, o processo de leitura está associado com o momento que estamos vivenciando enquanto temos o livro em mãos. =)
Larissa Prado- Iniciante
-
Número de Mensagens : 6
Q.I. : 10