Clube do Livro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Alguém sabe do livro 10 aulas de sedução?
Um Tal de Computador - Conto EmptySeg Fev 25, 2019 4:58 pm por joyfelixx

» Quem leu A Cabana de William P. Young??
Um Tal de Computador - Conto EmptyDom Abr 26, 2015 1:01 pm por Everton Marques Ribas

» Dicas de Leitura para mim
Um Tal de Computador - Conto EmptyQui Nov 06, 2014 3:53 pm por amelieS

» Erica Cardoso
Um Tal de Computador - Conto EmptyQui Jul 31, 2014 9:44 pm por Erica Cardoso

» MEU LIVRO DE AEROMODELISMO
Um Tal de Computador - Conto EmptySeg Jul 21, 2014 8:56 pm por yoda

» [AD]Ma3x MU Online Season 7,Experience 10&15x NO RESET!
Um Tal de Computador - Conto EmptyDom maio 18, 2014 4:32 pm por jacklin

» AMIGOS TOTALMENTE DIFERENTES (blog)
Um Tal de Computador - Conto EmptySáb Fev 15, 2014 10:11 pm por jorge2009sts

» BENÇÃO OU MALDIÇÃO: FESTA DE DEBUTANTE (cap. final)
Um Tal de Computador - Conto EmptySex Fev 07, 2014 11:18 pm por jorge2009sts

» BENÇÃO OU MALDIÇÃO: FESTA DE DEBUTANTE (cap. 5)
Um Tal de Computador - Conto EmptySex Fev 07, 2014 10:31 pm por jorge2009sts

» BENÇÃO OU MALDIÇÃO: FESTA DE DEBUTANTE (cap. 4)
Um Tal de Computador - Conto EmptySex Fev 07, 2014 10:30 pm por jorge2009sts

Quem está conectado?
5 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 5 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 117 em Qua Jun 23, 2010 11:45 pm
Votação

O que mais te atrai no clube do livro?

Um Tal de Computador - Conto Vote_lcap44%Um Tal de Computador - Conto Vote_rcap 44% [ 128 ]
Um Tal de Computador - Conto Vote_lcap31%Um Tal de Computador - Conto Vote_rcap 31% [ 89 ]
Um Tal de Computador - Conto Vote_lcap11%Um Tal de Computador - Conto Vote_rcap 11% [ 31 ]
Um Tal de Computador - Conto Vote_lcap4%Um Tal de Computador - Conto Vote_rcap 4% [ 13 ]
Um Tal de Computador - Conto Vote_lcap10%Um Tal de Computador - Conto Vote_rcap 10% [ 28 ]

Total de votos : 289


Um Tal de Computador - Conto

Ir para baixo

Um Tal de Computador - Conto Empty Um Tal de Computador - Conto

Mensagem por Edson Gomes Dom Jun 06, 2010 5:02 pm

O velho Antônio sentado nos calcanhares, como um bom mineiro que é, fazia ali sossegadoo seu cigarrinho de fumo de rolo, calmamente e sem pressa, o que mais gosta de fazer, raspar o fumo e deixar a palha cair no papel amarelado e torce-lo até parecer cabelo de Maria Chiquinha. Colocando o cigarro na boca, Antônio Viola,como era mais conhecido pelas bandas, acendia seu fumo raspando o palito de fósforo na sola da botina.

A fumaça era amarelada e amarela ficava sua barba crespa, que era o contraste de seus cabelos lisos. Antônio parecia político. Todo mundo que passava na rua o cumprimentava, até os cachorros. Sua virtude e inteligência iam além, aprendeu
a ler na Bíblia sem a ajuda de ninguém, aprendeu tocar violão sem mestre.Um verdadeiro exemplo de autodidata.

Num desses dias de pura tranquilidade e muita fumaceira, Antônio recebeu a visita de outro mineiro, também da gema. José Firmino, este sim, com muito dinheiro, mas jamais deixou de falar com o seu velho amigo Antônio.

-Dia, Antonho!
-Dia, Firmino!

Firmino, que ia só cumprimentar de longe, resolveu voltar pra ter uns dedos de prosa com Antônio.

-Antônio...Eu tava aqui matutando o que o pastor falô lá na igreja!
-Uai, sô! O que ele falô, homi de Deus?
-Disse que nóis... Nóis tudo, bicho, pássaro, gente, vai tudo sumi num tal de ano 2000.
-Sumi como? Que trem é este que tu tá falando?
-Diz ele que nóis vai sumi feito fumaça... Que o tempo de todo mundo vai se acabar ao mesmo tempo... Pufff!
-Vai todo mundo mesmo ou argumas pessoas importantes?
-Vai todo mundo, e tem mais, as máquina... esse tar de computadô, tomará conta de tudo, fazendo tudo que nóis fais e mais melhor.
-Hum!... Um tar de computadô fazendo o que nóis fais. – Antônio coça a grande barba impressionado com a informação de Firmino.
-Bem, a prosa tava boa, mas eu tenho que fazer meus assuntos. Inté outro dia Antonho?
-Inté!

Depois daquele dia, Antônio não se agachava mais na porta como antes para fazer o
cigarro. Os dias se passaram, um mês, dois meses, três meses e nada do Antônio
aparecer. Más falas diziam que Antônio ficou impressionado demais com o fato de
que o mundo acabaria no ano 2000 e resolveu dar cabo da própria vida, da
mulher e das crianças, que não eram poucas, umas quinze ao todo.

Firmino, com sentimento de culpa, resolveu ir a casa do amigo saber o que aconteceu com Antônio. Ele não queria ser o culpado de uma tragédia coletiva, ainda mais envolvendo crianças inocentes.
Uma multidão de curiosos ficaram assistindo a penetração de Firmino na casa de Antônio. Todo mundo sabe, quando junta muita gente em uma grande aglomeração só pode ser três coisas: Estão jogando dinheiro, a porrada tá correndo solta ou tem defunto fresco.

Firmino entra pelo portão cheio de medo, atravessa o corredorzinho de entrada e nenhum sinal de vida. Pronto! Morreu todo mundo e a culpa é só minha... Somente minha... Por que eu não fiquei com a matraca fechada?... Mas eu não sabia que isso ia acontecer... Matei meu amigo e sua família com a minha língua.
Na ponta do pé, Firmino vai até a janela trancada e dá três pancadas com uma das mãos e lá de dentro veio uma voz;

-Sai da minha casa, maldito!
-Sou eu...Firmino!
-Firmino porra nenhuma, tu é o computadô querendo tomá minha casa que construí com sacrifício.
-Que computadô que nada, homi!... Sou eu mesmo, seu amigo...

Antônio nem esperou o amigo terminar de falar e o botou para correr, a base de tiro de garrucha. A multidão que estava assistindo saiu na mesma leva.
Antônio saiu portão afora e logo atrás veio sua esposa com um menino no colo.

-Tudo bem aí, benzinho?
-Pra tu vê só como esses computadô são os filho dos coisa ruim!... Inté o meu melhor amigo eles conseguiram fazê ingualzinho... Só que Antonho Viola é muito mais esperto que qualquer máquina.
-Vamos tumá um café?
-Vamos!

Abraçado com a esposa, Antônio nunca mais deixou um computadô se aproximar de sua casa.

(O personagem principal deste conto foi baseado no senhor Antônio Viola, meu avô. Mineiro uai sô!)
Edson Gomes
Edson Gomes
Novato
Novato

Áries Cavalo
Número de Mensagens : 40
Idade : 58
Q.I. : 85
Reputação : 10
Data de inscrição : 19/05/2010

http://www.oultimolampejodocrepusculo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos